Estatística Computacional e Análise de Dados

A complexidade e grande quantidade de conjuntos de dados atualmente disponíveis requer um conhecimento aprofundado e refletido de metodologias apropriadas para o seu processamento. Este novo curso de mestrado tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências no domínio da Estatística Computacional, contemplando várias metodologias atuais de extração de conhecimento a partir de dados. Inclui formação em Aprendizagem Estatística (Statistical Learning), Data Mining, Inferência Estatística, Métodos de Decisão, Modelação Estatística, Processos Estocásticos e Simulação (MCMC). Como ferramentas e linguagens de programação serão usados R e Python.

Providenciando a aquisição e desenvolvimento de competências num domínio reconhecido como fundamental e atrativo no panorama técnico-científico da sociedade atual, o mestrado potencia o emprego em todas as áreas onde haja necessidade de tratamento de dados.

A ampla e sólida formação em análise estatística de dados adquirida durante o mestrado possibilita aos estudantes múltiplas saídas profissionais, envolvendo, por exemplo, o processamento massivo de dados, a análise e integração de dados multimédia e o desenvolvimento de modelos estatísticos específicos.

Estas competências abrangem transversalmente as necessidades da sociedade atual, podendo ser requisitadas em vários setores/áreas de atividade, nomeadamente:

• indústria (e-commerce, energia, telecomunicações, farmacêutica, etc)
  • banca e seguros
  • saúde
  • ambiente
  • auditoria e consultoria
  • investigação, desenvolvimento e ensino
  • administração pública
  • produção e aprovisionamento.

• Titulares do grau de licenciado numa das seguintes áreas: Matemática, Ciência dos Computadores, Física, Economia, Engenharia, Biologia e áreas afins ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, numa das áreas científicas supracitadas ou áreas afins, correspondente a um 1º CE organizado de acordo com o Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro, numa área científica das supracitadas ou áreas afins, reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior (IES) onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em qualquer das áreas científicas supracitadas e áreas afins, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da IES onde pretendem ser admitidos.

• Diretor do Curso: m.ecad.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ecad@fc.up.pt