Ensino e Divulgação das Ciências

O Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (MEDC) pretende proporcionar aos estudantes complementos de formação em temas centrais e atuais da ciência. Tem como objetivos não só o fortalecimento da educação em Ciências, numa perspetiva de aprendizagem e capacitação ao longo da vida, mas também visa desenvolver competências para refletir analítica e criticamente sobre a comunicação e a divulgação da Ciência a públicos muito variados e por meios diversos, numa perspetiva de promoção da cultura científica. Para a obtenção do grau de mestre, os estudantes MEDC devem desenvolver um trabalho de investigação em ensino ou divulgação das ciências, numa das áreas científicas da FCUP. Esse grau de mestre permite a ascensão na carreira docente dos professores com habilitação profissional para a docência.

Ensino das Ciências em meio:

• Escolar (Ensino Básico e Secundário) – Progressão na carreira para professores
  • Académico (Ensino Superior)

Divulgação das Ciências em contextos como:

• Museus e Centros de Ciência
  • Universidades
  • Gabinetes de Comunicação de Unidades de I&D

• Ser titular de uma licenciatura na área das Ciências Exatas ou Naturais, Ensino de Ciências Exatas ou Naturais, Engenharias ou Tecnologias.
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior.
  • Ser titular de uma licenciatura noutras áreas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base para o ciclo de estudos.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Os candidatos não detentores do grau de licenciatura à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverão fornecer evidência da média curricular ponderada à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado. Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

• Diretor do Curso: m.edc.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.edc@fc.up.pt