Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no ensino Secundário

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Biologia e da Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegura uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

• Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17 do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 65/2018) sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Biologia e Geologia que tenha obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 50 créditos em Biologia, 50 créditos em Geologia, e 120 créditos no conjunto das duas áreas.
  • É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. O candidato pode decidir reutilizar prova idêntica já realizada na FCUP em ano letivo anterior.
  • Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% dos requisitos mínimos de créditos atrás enunciados, ou seja, 90 créditos no conjunto das duas áreas e 37,5 créditos em cada uma delas, devendo neste caso obter como formação suplementar os créditos em falta para cobrir os mínimos, após o ingresso, mas antes da inscrição em unidades de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
  • São também aceites candidatos que estejam em condições de concluir um 1º ciclo de estudos à data da eventual matrícula neste mestrado, satisfazendo então as alíneas anteriores.
No caso de candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que não satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.

• Diretor do Curso: m.ebg.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ebg@fc.up.pt