Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos

O Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos visa a formação avançada de profissionais particularmente qualificados para a análise, o planeamento, a instalação e a administração de sistemas complexos e distribuídos de armazenamento, processamento e comunicação de dados, habilitados para desempenhar funções de grande responsabilidade e liderança em contextos complexos, multidisciplinares e com foco na inovação, ou para prosseguir para doutoramento. Entre as diversas funções para as quais um Mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos pode ser chamado incluem-se, por exemplo, o planeamento de infraestruturas para redes complexas de computadores e respetivos serviços, a gestão e administração de sistemas cloud, a coordenação e gestão de tarefas relacionadas com a implementação de software, a análise aprofundada da segurança e do risco inerente à integração dos sistemas de informação, ou a elaboração de orçamentos para a instalação, manutenção e atualização de sistemas informáticos.

A diversidade de funções para as quais um mestre em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos está habilitado garante um elevado grau de empregabilidade, nomeadamente em empresas que desenvolvem ou comercializam software, prestam serviços de telecomunicações fixas e/ou móveis, prestam serviços de consultadoria no planeamento e administração de redes e sistemas informáticos, incluindo computação em nuvem, ou que fabricam ou comercializam hardware. Poderão ainda facilmente integrar departamentos de informática ligados a diferentes tipos de organizações (empresas, serviços, universidades, etc.) nas áreas de saúde, banca, seguros, produção de conteúdos multimédia, etc.

2ª Fase - 7 + sobrantes

• Ser titular do grau de licenciado em Ciência de Computadores, Engenharia Informática, Ciências de Engenharia Informática, Ciências da Computação ou Informática, ou do grau de licenciado ou mestre numa área afim considerada como adequada pela comissão científica do ciclo de estudos;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado numa das áreas referidas no ponto anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.

• Diretor do Curso: m.ersi.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ersi@fc.up.pt