Ciências do Consumo e Nutrição

Conjunto com a FCNAUP

Podem definir-se como objetivos específicos do curso a obtenção de competências relativas a:

• Pensamento crítico sobre os novos desafios do consumo alimentar
  • Conhecimentos sobre os atuais determinantes do consumo alimentar e respetivas implicações no desenvolvimento de novos produtos e da tecnologia alimentar conexa
  • Capacidades de motivação dirigida para a modificação de atitudes e de comportamentos, definindo ações que conduzam a práticas de consumo alimentar saudáveis
  • Conhecimentos para participar nos processos de criação, desenvolvimento e implementação de novos produtos alimentares, bem como para participar na adaptação de produtos existentes no mercado
  • Capacidade de conceção e implementação de projetos de investigação na área das ciências do consumo e da nutrição.

Este Curso destina-se a todos os licenciados em Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências da Vida ou Tecnologia com interesse e responsabilidade na área do consumo alimentar e nutrição, nomeadamente nos seguintes setores de atividade: Retalho moderno (grande distribuição); Indústria alimentar; Produção animal e vegetal; Organismos da Administração Pública envolvidos nas questões do consumo alimentar (ASAE, DGConsumidor, etc.); ONG´s envolvidas nas questões do consumo alimentar (DECO, Centros de dia, etc.); Media especializados; Investigação e docência.

2ª Fase - 10 + Sobrante

• Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição os licenciados em Ciências da Nutrição, Ciências de Engenharia (Perfis em Eng.ª Alimentar ou em Eng.ª Agronómica), Ciências Agrárias, Dietética, Engenharia Alimentar, Biologia, Bioquímica, Farmácia e afins, bem como de outros cursos das áreas das Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências da Vida ou Tecnologia.
  • Detentores de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
  • Serão aceites candidaturas de estudantes dos cursos acima mencionados, apresentadas por candidatos que tenham completado um mínimo de 150 ECTS do respetivo plano de estudos, tendo de comprovar a conclusão da licenciatura até ao final do prazo de realização de matrículas.

• Diretor do Curso: m.ccn.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ccn@fc.up.pt