Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas

Programa de formação avançada focado essencialmente na biologia molecular/celular e fisiologia das plantas, com uma forte componente de I&D+i em áreas que vão da agroalimentar à medicina, passando pelo ambiente e farmacêutica. Privilegia a aquisição de competências em ferramentas moleculares que permitem o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas inovadoras, bem como o contacto dos estudantes com o tecido empresarial, estimulando o empreendedorismo de base tecnológica e a transferência de conhecimento para a sociedade.

Objetivos e competências:

• Formação sólida e conhecimento atual em áreas inovadoras
  • Desenvolvimento de competências laboratoriais “cutting edge”
  • Capacidade para colaborar em equipa e preparar/comunicar resultados
  • Capacidade para conceber, projetar e desenvolver investigação científica
  • Desenvolvimento de competências de implementação de soluções de inovação e empreendedorismo, através do desenvolvimento de projetos de negócio em contexto académico
  • Aplicação das competências desenvolvidas a situações no contexto profissional e socioeconómico, através da realização de estágios em contexto empresarial

• Investigação na área da Biologia de Plantas (Investigador ou técnico de laboratório)
  • Técnico Superior laboratorial em empresas na área agrícola, farmacêutica, entre outras
  • Quadros superiores ou empreendedores na área da biotecnologia de plantas

Serão admitidos para candidatura os licenciados, ou equivalente legal, em Biologia ou em áreas afins, incluindo as possibilidades previstas nas alíneas b), c) e d) do artigo 17º do DL 65/2018 de 16/08/2018.

Nota: Serão admitidos candidatos que ainda não concluíram a licenciatura à data da candidatura, no entanto estes serão posteriormente excluídos caso não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

• Diretor do Curso: m.bfbp.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.bfbp@fc.up.pt