Avançar para o conteúdo

Astronomia e Astrofísica

Apresentação

O principal objetivo do Mestrado em Astronomia e Astrofísica é complementar e aprofundar a formação de estudantes licenciados em Astronomia/Astrofísica, Física, Matemática e áreas afins, melhorando a sua preparação tendo em vista o início de uma carreira de investigação em Astronomia e Astrofísica, nomeadamente através do ingresso num Ciclo de Estudos de Doutoramento em Astronomia.

Este Mestrado pretende desenvolver competências transversais e multi-disciplinares, dotando os estudantes de capacidade de análise crítica e ferramentas versáteis, aplicáveis a vários outros domínios, principalmente científicos e tecnológicos. Ao longo do Mestrado são exploradas as mais avançadas técnicas e métodos utilizados na área, muitos deles transversais e relevantes também para uma carreira não académica. Este Mestrado abre igualmente portas para excelentes oportunidades alavancadas pela presença de Portugal no no Observatório Europeu do Sul (ESO) e na agência espacial europeia (ESA).

Saídas profissionais

  • Investigação
  • Comunicação e divulgação de ciência
  • Análise de dados e desenvolvimento de software/instrumentação em institutos e/ou empresas
  • Atividades de investigação em serviços financeiros, indústria espacial e empresas de alta tecnologia
  • Estudos de 3º ciclo

Horário

Diurno

Língua

Inglês

Duração

2 anos

Vagas

Total - 15
1ª Fase - 3
2ª Fase - 12 + Sobrantes
Nº Mínimo - 5 estudantes

condições de acesso

São admitidos para candidatura ao Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica os detentores do grau de licenciado (mínimo de 180 créditos ECTS) ou equivalente legal, bem como detentores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, cujo plano de estudos inclua pelo menos 30 créditos ECTS, ou equivalente, de Matemática e de Física, incluindo um mínimo de 12 créditos ECTS em cada uma dessas áreas científicas, bem como candidatos que estejam nestas condições à data da eventual inscrição no Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica. É ainda possível a admissão de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Segundo Ciclo de Estudos em Astronomia e Astrofísica.

  •  

Investigação - Oportunidades

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior instituto de investigação nacional nesta área e que assegura a classificação “Excelente” desde que foi criado, mantém ligações estreitas com o Mestrado em Astronomia e Astrofísica. O IA disponibiliza vários projetos de Dissertação e eventuais oportunidades de financiamento por meio de bolsas de iniciação à investigação no âmbito de projetos desenvolvidos pelos seus investigadores. O IA tem ainda ligações a algumas empresas, por meio da sua participação no desenvolvimento de instrumentação e software para missões espaciais (ESA) e no solo (ESO),  que podem ser exploradas para estabelecer Estágios desenvolvidos no âmbito do Mestrado.

  •  

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.ast.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ast@fc.up.pt