Avançar para o conteúdo

Aplicações em Biotecnologia e Biologia Sintética

Apresentação

O Mestrado em Aplicações em  Biotecnologia e Biologia Sintética (MABBS) visa o desenvolvimento de capacidades no contexto da biotecnologia apostando na interface da ciência-tecnologia-valorização económica.

Os estudantes deverão adquirir/consolidar:

• conhecimentos aprofundados em Biotecnologia e Biologia Sintética;
  • conceitos aplicados à criação de bioprodutos de valor acrescentado;
  • conhecimento de reações de biossíntese/síntese de bioprodutos;
  • noções avançadas em análise e caracterização de bioprodutos;
  • conhecimento das dimensões [bio]éticas e regulamentação em biotecnologia.

Pretende-se que os estudantes se tornem capazes de:

• explicar e descrever processos fundamentais em biotecnologia;
  • integrar os conhecimentos adquiridos nos diversos quadrantes de intervenção da biotecnologia;
  • evidenciar aptidões laboratoriais em biotecnologia e biologia sintética;
  • comunicar e colaborar eficientemente em equipa;
  • demonstrar capacidade de recolha e análise crítica da informação científica.

Saídas profissionais

Os estudantes poderão desenvolver atividades em empresas ligadas à Biotecnologia, em àreas como: a) indústria farmacêutica, b) indústria alimentar, c) indústria química, d) agro-pecuária, e) ambiente, e d) saúde, quer como quadros superiores quer como empreendedores.

Os estudantes também poderão ingressar em cursos do 3º ciclo de estudos (doutoramento), bem como desenvolver atividades dentro de projetos de investigação.

Diurno

Língua

Português e Inglês

Propinas

Duração

2 anos

Total - 20
1ª Fase - 2
2ª Fase - 18 + sobrantes
Nº Mínimo - 10 estudantes

condições de acesso

• Licenciatura em Química, Biologia, Bioquímica ou áreas afins, em qualquer caso com uma formação mínima de 90 ECTS nas áreas de Biologia e/ou Química e/ou Bioquímica;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

CONTACTOS DO CURSO​​