Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

• Aprofundamento de capacidades e competências, gerais e específicas, sustentado nos conhecimentos obtidos ao nível do 1º Ciclo e o seu alargamento a vários assuntos relacionados com a área da Análise Química, da Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios, através de uma aprendizagem focada numa forte componente prática laboratorial e de acompanhamento tutorial.
  • Reforço das habilitações dos estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, através do seu enriquecimento curricular e desenvolvimento de competências transversais em áreas e atividades ligadas à Química Analítica, nomeadamente no que diz respeito ao uso de Instrumentação avançada, ao Desenvolvimento e Validação de novas metodologias analíticas e à Gestão da Qualidade e Acreditação de Laboratórios. Também serão desenvolvidas competências de investigação científica. Será promovida a possibilidade de os estudantes estagiarem e interagirem com entidades externas, nacionais ou internacionais.
  • Desenvolvimento de competências em contexto empresarial ou de investigação. No segundo ano o aluno poderá realizar um projeto de investigação num dos laboratórios de investigação sediados na Faculdade ou realizar um estágio em contexto empresarial em empresas, com as quais serão estabelecidos protocolos de colaboração.
  • Aquisição de competências para o ingresso em cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento) nas áreas de Química ou de ciências afins.

Tendo em conta que este curso de Mestrado terá uma forte componente prática laboratorial na área da química analítica, os detentores do curso MA3Q adquirirão competências para realizar atividades ligadas à análise química em Instituições públicas ou empresas privadas ligadas, à produção de bens e serviços acreditados, bem como atividades de certificação de procedimentos e acreditação de laboratórios.
Espera-se que os detentores do curso MA3Q possam contribuir para o desenvolvimento do País através da implementação, nas empresas onde irão exercer a sua atividade, de boas práticas a nível do uso de Instrumentação avançada, do Desenvolvimento e Validação de novas metodologias analíticas e de gestão da Qualidade e Acreditação dos Laboratórios dessas empresas ou através na criação de empresas de consultadoria na área da validação de metodologias e acreditação de laboratórios. Certamente que alguns estudantes irão prosseguir a sua formação avançada em cursos de 3º ciclo.

• Titulares do grau de licenciado em Química, Bioquímica, Ciências Farmacêuticas, Ensino de Física e Química, Ciências e Engenharia do Ambiente, Engenharia Química.
  • Titulares de um 1º ciclo de estudos, de acordo com o processo de Bolonha, com um mínimo de 45 ECTS na área da Química ou um Minor em Química.
  • Titulares de outras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do ciclo de estudos reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula

• Diretor do Curso: m.maaaq.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.maaaq@fc.up.pt