Avançar para o conteúdo

Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar

Conjunto com a UM

Apresentação

O mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar foi criado por iniciativa conjunta da Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências (FCUP), e da Universidade do Minho (UMinho), através do Departamento de Engenharia Biológica da Escola de Engenharia (DEB-EEUM).
Este mestrado apresenta uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias de processo agro-alimentar, bem como ao setor dos serviços para a indústria agro-alimentar. Considera como objetivos principais:

  • Complementar a formação de licenciados em cursos de ciências, de ciências de engenharia biológica, de ciências de engenharia alimentar, química ou afins, conferindo formação especializada, avançada, em áreas relacionadas com as agroindústrias: lacticínios, vinhos, cerveja, produtos cárneos, cereais e derivados, hortofrutícolas, etc.
  • Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o processamento e a qualidade dos alimentos, o desenvolvimento de novos produtos, tendo em consideração os aspetos nutricionais e sensoriais, assim como a certificação do sistema de gestão da segurança alimentar.
  • Dinamizar a I&DT em torno do setor agro-industrial, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a segurança e a qualidade alimentares.

Horário

Diurno

Língua

Português

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 40
1ª Fase - 4
2ª Fase - 36
Nº Mínimo - 15 estudantes

condições de acesso

Candidatura à inscrição no Mestrado está condicionada à titularidade do grau de licenciado em Engenharia Biológica, em Bioquímica, Química, Ciências de Engenharia-Perfil em Eng.ª Alimentar, ou em áreas afins, ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes,
Poderão ser admitidos licenciados noutros cursos/ciclos de estudos ou candidatos possuidores de um grau académico superior estrangeiro equivalente, desde que o Curriculum demonstre adequada preparação científica de base.
São exigidos conhecimentos ao nível da compreensão e expressão, oral e escrita, da Língua Portuguesa.
Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula da fase correspondente

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

Empresa

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.tca.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.tca@fc.up.pt