Avançar para o conteúdo

Mestrado em Recursos Biológicos Aquáticos

Apresentação

Portugal possui uma forte ligação com o Meio Aquático, tanto do ponto de vista urbanístico, como recreativo, industrial ou económico. A nossa Zona Económica Exclusiva é a maior da UE e uma parte importante da população vive na orla litoral ou em torno das principais bacias hidrográficas.

O Meio Aquático é, reconhecidamente, uma relevante fonte de riqueza, mas está sujeito a uma pressão ambiental intensa decorrente do desenvolvimento demográfico e industrial. Este ecossistema é objeto de forte pressão sobre os recursos biológicos, que importa saber gerir e explorar de um modo ambientalmente sustentável, baseado em critérios científicos, de modo a contribuir para o Crescimento Azul e assim aumentar a criação de valor e o crescimento sustentável na economia azul portuguesa.

O mestrado aborda, essencialmente, os seguintes tópicos: Aquacultura; Biologia Aquática; Biodiversidade de Organismos Aquáticos; Dinâmica das Populações Aquáticas; Ecologia Aquática; Ecotoxicologia; Gestão de Ecossistemas Aquáticos; Impacto Ambiental; Qualidade Biológica da Água; Pescas.

Saídas profissionais

O mestrado foi especialmente desenhado para Biólogos e licenciados em áreas afins, que pretendam melhorar os seus conhecimentos e aptidões em vários aspetos relacionados com o ecossistema aquático, de modo a garantir a sua preservação e uma exploração sustentada dos recursos. Este mestrado pretende formar técnicos especializados numa adequada gestão, exploração e preservação do ecossistema aquático.

Horário

Diurno

Língua

Português

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 20
1ª Fase - 2
2ª Fase - 18
Nº Mínimo - 10 estudantes

condições de acesso

  • Detentores de uma licenciatura em Biologia ou áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro na área da Biologia ou áreas afins;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado. Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

Empresa

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.rba.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.rba@fc.up.pt