Avançar para o conteúdo

Mestrado em Química

Apresentação

O Mestrado em Química da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto apresenta-se como um mestrado de âmbito generalista, com o objetivo de proporcionar ao estudante uma formação científica avançada e versátil em áreas temáticas de interesse atual.

A Química, enquanto ciência, ocupa uma posição central na resposta aos desafios societais atuais, em particular nos domínios da energia, saúde, ambiente, preservação dos recursos naturais, sustentabilidade e desenvolvimento de novos materiais funcionais.

O 2º ciclo de estudos em Química, que oferece um considerável treino laboratorial, responde a estes desafios preparando os estudantes para um percurso profissional de sucesso.

Salienta-se que, no segundo ano curricular, os estudantes poderão optar por realizar:

  • um projeto de investigação científica num dos Laboratórios da Faculdade integrados em Centros de Investigação da Universidade do Porto.
  • um estágio onde desenvolverão trabalho de aplicação em empresas / centros de investigação científica e tecnológica com os quais haja protocolo de colaboração.


Saídas profissionais

Segundo o último relatório do Observatório do Emprego da Universidade do Porto, o Mestrado em Química destaca-se como um dos Cursos em que a situação ocupacional no mercado de trabalho do recém-Mestre é plena no primeiro ano após a conclusão da sua formação.

As saídas profissionais mais comuns para um Mestre em Química são a indústria química, alimentar e farmacêutica, exercendo atividades tais como chefia de laboratórios de controlo de qualidade, assessoria técnica e científica a clientes, entre outras; investigação científica e tecnológica.

Horário

Diurno

Língua

Português e Inglês

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 40
1ª Fase - 8
2ª Fase - 32 + 8 Sobrantes
Nº Mínimo - 12 estudantes

condições de acesso

  • Licenciatura em Química, Biologia, Bioquímica ou áreas afins, em qualquer caso com uma formação mínima de 90 ECTS nas áreas de Biologia e/ou Química e/ou Bioquímica;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Cientifica).

Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.qui.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.qui@fc.up.pt