Avançar para o conteúdo

Mestrado em Geologia

Apresentação

O Mestrado em Geologia oferece uma formação sólida combinando conhecimentos dos domínios fundamentais e aplicados da Geologia incluindo áreas estratégicas desta ciência.

A estrutura e o plano programático do Mestrado tem como objectivos prioritários dar especialização em áreas direcionadas tendo em conta o reconhecimento da importância dos recursos geológicos a nível nacional e internacional no sentido de garantir o acesso às matérias-primas para o bem-estar futuro, promovendo a formação em matéria de prospecção e pesquisa mineira sustentável e de caracterização de materiais geológicos. São ainda objectivos do curso assegurar a formação de profissionais em áreas tecnológicas inovadoras assim como sensibilizar para a gestão dos recursos geológicos em harmonia com o ambiente. Para isso recorre às mais tradicionais, mas também às mais recentes ferramentas de estudo da Terra, permitindo que o futuro mestre esteja preparado para o mercado de trabalho atual.

Saídas profissionais

Os mestres em Geologia ficam aptos a exercer a sua atividade profissional em empresas de prospeção e exploração de recursos minerais, de exploração e transformação de rochas ornamentais e industriais, de recursos hidrícos e energéticos, de construção civil, em gabinetes de projeto e consultoria, em Instituições públicas e privadas de investigação e ensino, em autarquias e CCDRs.

O Mestre em Geologia fica ainda habilitado a dar resposta a assuntos relacionados com a prevenção e previsão de riscos naturais, gestão e conservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável e ordenamento do território.

Estará ainda atualizado com as mais recentes ferramentas de estudo da Terra, permitindo que esteja preparado para o mercado de trabalho atual.

 

Horário

Diurno

Língua

Português

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 20
1ª Fase - 3
2ª Fase - 22
Nº Mínimo - 5 estudantes

condições de acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Geologia ou em áreas afins (Engenharia Geológica, Engenharia de Minas, Biologia e Geologia ou outras áreas científicas e tecnológicas afins que incluam uma comprovada formação básica em Ciências da Terra;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
    Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.geo.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.geo@fc.up.pt