Avançar para o conteúdo

Mestrado em Física

Apresentação

São objetivos específicos do Mestrado em Física proporcionar

  • conhecimentos avançados e atuais de Física clássica e moderna, que sustentem a construção de modelos explicativos e a compreensão de uma vasta gama de fenómenos.
  • competências em Matemática e métodos computacionais – ferramentas fundamentais de formulação e de análise quantitativa de problemas e modelos.
  • formação em experimentação, análise de dados, instrumentação variada, técnicas de medida e projeto e conceção de experiências (‘perfil experimental’).
  • prática de investigação científica teórica e/ou experimental ou experiência de trabalho profissional como físico em ambiente empresarial.
  • preparação para o prosseguimento de estudos de doutoramento em Física, Engenharia Física, outras áreas de Engenharia, ou em áreas de formação pluridisciplinar (Biofísica, Ambiente, Gestão de Recursos, etc).
  • preparação para o exercício de cargos técnicos de nível superior e de investigação e desenvolvimento, em organizações governamentais, no setor privado e em regime de autoemprego: laboratórios de Estado, universidades, institutos de investigação, escolas, controlo de qualidade, hospitais, setor de serviços financeiros, bancos e seguradoras, indústria, empresas de tecnologias de informação.

Horário

Diurno

Língua

Português e Inglês

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 20
1ª Fase - 2
2ª Fase - 18 + 1 Sobrante
Nº Mínimo - 10 estudantes

condições de acesso

  • Ser titular do grau de licenciado em Física ou os licenciados ou mestres em áreas afins, desde que possuam uma formação em Física e Matemática próxima, em profundidade e extensão, da de um licenciado em Física;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. São também aceites candidatos que estejam em condições de ter concluído o 1º ciclo de estudos (ou ciclo de estudos integrados de mestrado) à data de eventual matrícula no 2º ciclo de estudos em Física;

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

Empresa

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.fis.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.fis@fc.up.pt