Avançar para o conteúdo

Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário

Apresentação

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Física e da Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as atuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegura uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Horário

Diurno

Língua

Português

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 30
1ª Fase - 3
2ª Fase - 27 + 1 (sobrante)
Nº Mínimo - 1 estudante

condições de acesso

  • Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 65/2018), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Física e Química, que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 50 créditos em Física, 50 créditos em Química, e 120 créditos no conjunto destas duas áreas.
  • É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica. O candidato pode decidir reutilizar prova idêntica já realizada na FCUP em ano letivo anterior.
  • Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% dos requisitos mínimos de créditos atrás enunciados, ou seja 90 créditos no conjunto das duas áreas e 37,5 créditos em cada uma delas, devendo neste caso obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir os mínimos, após o ingresso mas antes da inscrição em unidades de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
  • São também aceites candidatos que estejam em condições de concluir um 1º ciclo de estudos à data da eventual matrícula neste mestrado, satisfazendo então as alíneas anteriores.
  • No caso de candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que não satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

Empresa

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.efq.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.efq@fc.up.pt