Avançar para o conteúdo

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais

Apresentação

O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais visa proporcionar uma formação avançada e inovadora numa área atual e de grande impacto científico-tecnológico, posicionando-se na interface entre a química, a física e a ciência de dados, e preparando os seus estudantes para dar resposta aos desafios societais atuais nas áreas da energia, ambiente, saúde, alterações climáticas, materiais avançados e sustentabilidade. O mestrado aposta na interdisciplinaridade e complementaridade de visões científicas, no desenvolvimento de aptidões relevantes na interface da Ciência, Tecnologia, Inovação e Valorização Económica, e no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes. O mestrado é interdisciplinar, organizado em quatro semestres e lecionado em língua inglesa, apostando fortemente na captação de estudantes nacionais e internacionais com formação de 1º ciclo diversificada.

Pretende-se que os estudantes adquiram uma sólida formação teórica de base nas áreas da química, física e ciências afins aplicadas aos nanomateriais, com competências especializadas em ciência de dados para nanomateriais, numa perspetiva aberta e multidisciplinar, acompanhada de uma intensa formação experimental e laboratorial por recurso a métodos e técnicas estado-da-arte. Este tipo de formação proporcionará aos estudantes um conjunto de competências científicas e transversais que os tornarão aptos a ingressar no mercado de trabalho em postos qualificados, seja na vertente académica, seja na vertente empresarial e industrial.

Saídas profissionais

As competências e conhecimentos adquiridos no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Nanomateriais permitirão aos graduados ingressar no mercado de trabalho em empresas e centros tecnológicos ligados aos Nanomateriais e Nanotecnologia, assim como ingressar num amplo espetro de cursos de 3º ciclo de estudos (Doutoramento). Os detentores do grau de mestre neste curso poderão desenvolver atividades profissionais nas áreas da energia, saúde e nanomedicina, ambiente, nanotecnologia, e nanomateriais avançados (técnicos, funcionais e inteligentes) aplicados à indústria têxtil, proteção e bem-estar, construção e arquitetura, setor automóvel e aeronáutica, sensores e biosensores, catálise e indústria agroalimentar, entre outras; poderão ainda atuar como Quadros Superiores ou como Empreendedores. A possibilidade de realização, durante o 2º ano, de uma dissertação em laboratórios de investigação, ou um estágio em empresas e centros tecnológicos, facilitará a integração dos graduados no mundo científico, industrial ou empresarial.

Horário

Diurno

Língua

Português e Inglês

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 20
1ª Fase - 6
2ª Fase - 14 + 6 Sobrantes
Nº Mínimo - 10 estudantes

condições de acesso

  • Ser titular de Licenciatura em Química, Física, Bioquímica, Engenharia Física, Engenharia Química, Ciência de Materiais, Engenharia de Materiais, Farmácia ou áreas afins, com sólida formação de base em química e/ou física, e/ou materiais.
  • Ser titular de grau noutras licenciaturas, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
  • Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional que a Comissão Científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

Empresa

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.ctn.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.ctn@fc.up.pt