Avançar para o conteúdo

Mestrado em Ciência de Dados

Apresentação

O principal objetivo do Mestrado em Ciência de Dados é preparar profissionais altamente qualificados, em particular na análise de grandes volumes de dados. O curso foi concebido para dar conhecimento sólido nas áreas da análise estatística e da ciência de computadores. A Ciência de Dados situa-se na interseção destas duas áreas de conhecimento que o Cientista de Dados deve dominar. É esta combinação virtuosa de competências que distingue este curso de outras ofertas. Para além dos sólidos conhecimentos, este mestrado transmite também conhecimento prático e aplicado em Ciência de Dados, através de aulas de laboratório, trabalhos práticos e projetos em colaboração com empresas que têm problemas reais que exigem métodos de Ciência de Dados.

Saídas profissionais

Inúmeros estudos de mercado têm alertado para a crescente necessidade de profissionais capazes de analisar o volume de dados que a nossa sociedade tem vindo a produzir de forma exponencial. Este enorme volume de dados “esconde” informação útil sobre as organizações e as respetivas atividades. Ser capaz de descobrir essa informação a partir de dados é uma vantagem competitiva que a maioria das organizações já identificaram como chave para serem bem-sucedidas. O Mestrado em Ciência de Dados tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver e utilizar de forma eficiente ferramentas para essa tarefa, dando resposta às reconhecidas lacunas de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho em funções de:

  • Cientista de Dados em empresa ou em laboratório de investigação;
  • Especialista em Machine Learning; 
  • Analista de Dados; 
  • Especialista em Inteligência Artificial vertente Ciência de Dados.

Horário

Diurno

Língua

Inglês

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 28
1ª Fase - 2
2ª Fase - 26
Nº Mínimo - 15 estudantes

condições de acesso

  • Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro nas condições descritas na lei nas áreas de: Ciência de Computadores, Matemática, Economia, Engenharia, Física, Biologia e áreas afins ou equivalente legal;
  • Candidatos não licenciados, mas que estejam em condições de concluir uma licenciatura nos termos do ponto anterior antes do final do prazo de inscrições no ciclo de estudos; serão excluídas candidaturas que não comprovem a conclusão de 85% dos créditos do ciclo de estudos em questão à data de candidatura.
  • Domínio da língua inglesa escrita e falada.

Nota: na fase de inscrição serão excluídas candidaturas que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.cd.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.cd@fc.up.pt