Avançar para o conteúdo

Mestrado em Bioquímica

Conjunto com o ICBAS

Apresentação

Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos setores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por atividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas.

Porquê um Mestrado em Bioquímica? A Bioquímica tem como objetivo definir e caracterizar todas as biomoléculas, analisando as suas propriedades estruturais/funcionais e as suas interconversões e interações, e visa a compreensão e integração de todos os processos biológicos ao longo de uma escala de complexidade crescente. Por isto, a Bioquímica sempre foi uma área do conhecimento eminentemente multidisciplinar. A compreensão de divisão e diferenciação celular ao nível molecular (fenómenos com implicações que vão desde a oncologia à engenharia de tecidos), a manipulação de moléculas e células tendo em vista a otimização/produção de substâncias com atividade biológica (e.g., desenvolvimento de novos fármacos), o desenvolvimento de estratégias de síntese e purificação de substâncias biológicas, assim como a monitorização dos respetivos processos produtivos, são apenas alguns dos muitos exemplos que requerem, necessária e obrigatoriamente, as competências de um Bioquímico. Faz, assim, todo o sentido formar pessoal especializado nesta área, particularmente treinado na análise crítica e na resolução de problemas bioquímicos ao nível molecular e celular.

Horário

Diurno

Língua

Português

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 40
1ª Fase - 5
2ª Fase - 35 + 5 Sobrantes
Nº Mínimo - 15 estudantes

condições de acesso

  • Possuir uma licenciatura em bioquímica, química, biologia, ciências farmacêuticas, ou áreas afins com forte componente em química e/ou em ciências biológicas, com classificação mínima de 14 valores.
  • Para os candidatos não detentores do grau de licenciado naquelas áreas científicas à data de candidatura, mas em condições da sua conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência documental da média curricular ponderada por ECTS (ou equivalente legal), cujo valor deverá ser também igual ou superior a 14 valores quando arredondada às unidades.
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do ciclo de estudos reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.bq.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.bq@fc.up.pt