Avançar para o conteúdo

Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional

Apresentação

Importantes avanços tecnológicos das últimas décadas, incluindo a sequenciação do genoma humano, revolucionaram os campos da biologia e das ciências biomédicas. À medida que as ciências da vida se vão tornando mais orientadas a grandes volumes de dados, novas oportunidades e desafios computacionais vão surgindo. A Bioinformática e a Biologia Computacional são áreas de conhecimento que permitem encontrar conhecimento nos dados biológicos e biomédicos, e representam um novo campo de interface entre a Biologia e a Ciência dos Computadores. Apresentam-se com o objetivo de compreender mecanismos fundamentais subjacentes aos problemas biológicos, quer na dimensão celular e molecular, quer na dimensão macro, incluindo desde organismos e populações ou espécies a ecossistemas e biomas, abordando questões relativas à genética, biologia de sistemas, ómicas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras. Para responder a esta ambição, este mestrado está organizado de forma a que sejam adquiridos conhecimentos e competências transversais à matemática, computação, bioquímica e biologia, estas duas numa perspetiva informática.

Saídas profissionais:

Estarão aptos para desenvolver trabalho especializado de Bioinformática:

  • em empresas (ex. desenvolvimento de software, análise avançada de dados, farmacêuticas);
  • laboratórios de investigação;
  • organizações e administração pública (ex. hospitais, centros de diagnóstico, institutos de saúde pública). 

Poderão ainda seguir uma carreira académica e de investigação prosseguindo para estudos de doutoramento.

Horário

Diurno

Língua

Português e Inglês

    Propinas

Duração

2 anos

Vagas

Total - 20
1ª Fase - 2
2ª Fase - 18
Nº Mínimo - 15 estudantes

condições de acesso

  • Licenciatura nas áreas de Biologia, Química, Bioquímica, Ciência dos Computadores, Física, Matemática ou áreas afins, com um mínimo de 72 ECTS nas áreas científicas da Biologia e Bioquímica, ou nas áreas científicas da Matemática e Ciência dos Computadores.
  • Só serão admitidos candidatos(as) que tenham concluído, ou estejam em condições de concluir antes da matrícula, um dos 1º ciclos referidos no ponto 1 com a classificação mínima de 12 valores.
  • Poderão ser admitidos candidatos que pelo currículo académico, científico ou profissional, a Comissão Científica do Curso reconheça reunir os requisitos necessários para a realização deste ciclo de estudos.

Nota: Para os candidatos não detentores de grau à data da candidatura, mas que reúnam as condições de o concluir até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data da candidatura (que terá de ser igual ou superior a 12 valores).

Informações adicionais

tESTEMUNHO

CONTACTOS DO CURSO​​

  • Diretor do Curso: m.bbc.diretor@fc.up.pt
  • Secção de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.bbc@fc.up.pt