Avançar para o conteúdo

Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Apresentação

Os Mestrados em Ensino organizados pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto são segundos ciclos profissionalizantes que visam conferir habilitação profissional para a docência nos ensinos básico e secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição de competências científicas e pedagógicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, articulando o processo de ensino e aprendizagem com as actuais exigências de qualificação do corpo docente decorrentes das transformações da sociedade, da educação e da evolução científica e tecnológica. O Mestrado assegurará uma formação organizada por elementos de natureza geral e específica centrados no desenvolvimento dos conhecimentos e competências próprios de uma formação profissional de qualidade, capaz de responder aos novos desafios da educação.

Diurno

Língua

Propinas

Duração

2 anos

Total - 25
1ª Fase - 3
2ª Fase - 22 + Sobrantes
Nº Mínimo - 10 estudantes

condições de acesso

• Titulares do grau de licenciado (ou enquadrados nas alíneas b) a d) do artigo 17.º do DL 74/2006 na redação dada pelo DL 65/2018), sem habilitação profissional para a docência no grupo de recrutamento de Matemática (grupo 500), que tenham obtido na sua formação de ensino superior pelo menos 120 créditos em Matemática.
  • Pode ainda candidatar-se quem, satisfazendo as restantes condições, atinja apenas 75% do requisito mínimo de créditos em Matemática atrás enunciado, devendo, neste caso, obter com formação suplementar os créditos em falta para cobrir o mínimo, após o ingresso, mas antes da inscrição em unidades curriculares de didáticas específicas e de iniciação à prática profissional.
  • É obrigatória a avaliação prévia, em prova específica para o efeito, do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica.
  • São ainda aceites para seriação candidaturas de estudantes que, não tendo a licenciatura completa à data do fecho do período de candidatura, tenham capacidade de satisfazer as condições de acesso até à data de inscrição. Nestas candidaturas, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) e que satisfaçam os requisitos definidos nas alíneas anteriores, até final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

CONTACTOS DO CURSO​​