Ciências e Tecnologia do Ambiente

Preparar profissionais para serem competentes, versáteis e capazes, tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ambientais economicamente aceitáveis. As competências adquiridas neste mestrado permite exercer cargos técnicos de nível médio ou superior tanto no setor público como no privado e em regime de autoemprego: indústria, empresas de consultadoria, autoridades locais, investigação científica e tecnológica, agências governamentais e comunitárias e laboratórios.

Os Mestres em Ciências e Tecnologia do Ambiente estão particularmente bem preparados para gerir, num contexto industrial, os desafios que os objetivos de neutralidade carbónica colocam à sociedade durante os próximos anos.  Por outro lado, graças à sua formação prática, estão preparados para participar em projetos de desenvolvimento científico e tecnológico nas área da energia, gestão da qualidade da ambiente etc., para um desenvolvimento sustentável.

• Gestão Ambiental de obras de construção civil
  • Eficácia organizacional num contexto de  alterações climáticas
  • Avaliação da Sustentabilidade institucional e de produto
  • Sistemas de gestão de efluentes e resíduos
  • Educação ambiental
  • Ecoeficiência ambiental de estruturas
  • Higiene e Segurança Ambiental e Ocupacional
  • Gestão de impacte ambiental
  • Proteção e prevenção ambiental
  • Gestão e exploração de recursos naturais
  • Gestão e conservação da natureza
  • Gestão de qualidade
  • Recuperação ambiental de ambientes desqualificados

• Ser titular do grau de licenciado em Ciências e Tecnologia do Ambiente, Biologia, Química, Bioquímica, Geologia e áreas afins;
  • Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
  • Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.

• Diretor do Curso: m.cta.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.cta@fc.up.pt