Biologia e Gestão da Qualidade da Água

A nível mundial e no decurso das últimas décadas, tem-se assistido a uma intensiva utilização dos recursos hídricos para a satisfação das necessidades humanas. Além dos problemas que esta sobrexploração acarreta, continuam a ocorrer diversos stresses nos ecossistemas aquáticos apesar da implementação de medidas legislativas. Estas perturbações são responsáveis por diminuir a capacidade de autodepuração do próprio ecossistema aquático e consequentemente dos níveis de depuração de água com qualidade para utilização humana.

É neste contexto que o Mestrado em Biologia e Gestão da Qualidade da Água oferece uma formação pós-graduada que permite aos formandos obter competências para a resolução de problemas relacionados com os aspetos biológicos da água e dos seus usos. Dá-se especial importância à utilização da biologia na avaliação da qualidade da água e aos organismos vivos no tratamento de águas residuais bem como à utilização da ecotoxicologia na gestão e conservação de recursos hídricos.

Os mestres em Biologia e Gestão da Qualidade da Água terão competências para exercer funções em:

• Laboratórios público/privados de análises de águas;
  • Serviços e empresas ligadas ao planeamento e gestão dos recursos hídricos;
  • Autarquias;
  • Serviços municipalizados;
  • Entidades ligadas à saúde e ao ambiente;
  • Empresas de tratamento de águas e de águas residuais;
  • Laboratórios de investigação.

2ª Fase - 13 + sobrantes

Detentores de uma licenciatura em Biologia ou áreas afins; Ser titular de um grau académico superior estrangeiro na área da Biologia ou áreas afins; Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura, bem como das unidades curriculares em falta para a obtenção do grau de licenciado.

Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respetivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.

Nota: serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização da matrícula.

• Diretor do Curso: m.bgqa.diretor@fc.up.pt
  • Estudantes do curso: m.bgqa@fc.up.pt