Avançar para o conteúdo

Avaliação e Remediação dos Solos

Conjunto com a FEUP

Apresentação

O Mestrado em Avaliação e Remediação de Solos, oferecido pela Faculdade de Ciências, em parceria com a Faculdade de Engenharia, tem como objetivos gerais a formação de profissionais com conhecimentos e competências para efetuarem avaliações da qualidade dos solos, no que diz respeito à sua capacidade de garantirem as funções e serviços dos ecossistemas e ainda para proporem estratégias de remediação ajustadas ao tipo de degradação e ao uso futuro de cada área.

São objetivos específicos do mestrado conferir conhecimentos e competências em:

• Geoquímica, pedologia, hidrologia e modelação;
  • Génese, intemperismo e evolução dos solos;
  • Ecotoxicologia, ecologia e microbiologia de solos
  • Seleção e avaliação de indicadores químicos, físicos, biológicos/bioquímicos e ecológicos da qualidade de solos apropriados a cada situação real;
  • Planeamento de desenhos de amostragem e avaliações técnicas de campo;
  • Metodologias analíticas e tecnologias disponíveis para avaliação e recuperação de solos;
  • Ferramentas de suporte-à-decisão que sustentem a escolha das metodologias de reabilitação e/ou das práticas de gestão de solos mais adequadas a cada situação real.

Saídas profissionais

O mestrado em Avaliação e Remediação de Solos irá formar profissionais com competências sólidas para prestar serviços, elaborar e gerir projetos e criar novas ideias de negócio focadas na avaliação/remediação de solos (agrícolas, residenciais, industriais, florestal) tendo sempre em consideração a avaliação e a proteção das massas de água, dos ecossistemas e da saúde humana. Exemplos de atividades profissionais: gestão de agroecossistemas e de áreas florestais, avaliação de risco de áreas contaminadas, reabilitação de áreas contaminadas, desenvolvimento rural e economia circular, planeamento urbano, conservação da natureza e dos recursos naturais.

Diurno

Língua

Português e Inglês

Propinas

Duração

2 anos

Total - 30
1ª Fase - 20
2ª Fase - 10 + Sobrantes
Nº Mínimo - 5 estudantes

condições de acesso

• Possuir uma licenciatura (ou equivalente legal) em Ciências e Tecnologia do Ambiente, Engenharia do Ambiente, Biologia, Geologia, Engenharia de Minas, Química, Engenharia Química, Bioquímica ou áreas afins.
  • Possuir uma licenciatura noutras áreas científicas acompanhada de um currículo científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pela comissão científica do curso.
  • É ainda possível a admissão de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela Comissão Científica do Segundo Ciclo de Estudos em Avaliação e Remediação de Solos.
Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente legal) até ao final do prazo de realização da matrícula.

Informações adicionais

tESTEMUNHO

“Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore. Ut enim ad minim veniam, quis nostrum exercitationem ullam corporis suscipit laboriosam, nisi ut aliquid ex ea commodi consequatur. Quis aute iure reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint obcaecat cupiditat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.”

Estudante

CONTACTOS DO CURSO​​